A coleção reúne os catálogos de medicamentos do Instituto Vital Brazil, publicados entre os anos de 1920 e 1979, contendo dados referentes a composição, indicação, administração, dosagem, aplicação e potenciais reações adversas dos produtos.
Trata-se de relações compostas essencialmente de produtos biológicos, dentre: soros vacinas, opoterápicos (preparação obtidas a partir de órgãos, tecidos e glândulas animais), tuberculinas, maleína e solutos medicamentosos. Dos quais se destacavam os soros antiofídicos, antidiftéricos, antitetânicos e antipestoso; as vacinas tífica e anti-pestosa, e disentérica.
Para além de estratégia comercial, de divulgação dos produtos do Instituto Vital Brazil, tais catálogos também serviram como importantes ferramentas educativas, sendo distribuídos para a população com o objetivo de fornecer informações práticas e úteis para capacitar a todos os indivíduos interessados a agirem de maneira consciente nos processos de prevenção e tratamento de doenças humanas e de outros animais.
.
.
.