Soros, vacinas, alérgenos e imunígenos
contribuição à padronização dos produtos bioterápicos veterinários nacionais
contribuição à padronização dos produtos bioterápicos veterinários nacionais
Sôros, vacinas, alérgenos e imunígenos: contribuição à padronização dos produtos bioterápicos veterinários nacionais é um tratado de farmacologia, de autoria do médico veterinário Américo Braga (1896-1966), publicado em quatro volumes, entre os anos de 1940 e 1943, resultado de longos anos dos quais o autor se dedicou à pesquisa experimental e à clínica médica veterinária. O trabalho de América Braga é uma das evidencias da qualidade da literatura nacional no campo da biomedicina, daquele período.
O tratado aborda de forma crítica e detalhada os processos de fabricação de diferentes soros, vacinas e outros medicamentos, discorrendo sobre seus respectivos processos de preparo, formas de dosagem e estabelecimento da padronização da posologia dos produtos (ponto que reside a contribuição original do autor). A obra foi cuidadosamente organizada, contendo dados historiográficos, rica bibliografia, plano didático, discussões e resumos de cada tema abordado.
Ao prefaciar o primeiro volume da obra, o professor F. Rosenbusch afirmou que Américo Braga estabeleceu novos métodos de estudo, em que se destaca a comparação entre patologia humana e de outros animais. Para Rosenbusch Sôros, vacinas, alérgenos e imunígenos representou um grande marco para a ciência brasileira, daquela época, servindo, de instrumento para novos estudos nos campos da medicina, medicina veterinária, biologia e; para o trabalho de legisladores e autoridades governamentais.
.
.