Por Livia da Silva Nascente|25 abr 2024
.
Roched Abib Seba nasceu no dia 10 de abril de 1917, na cidade de Pratápolis, Minas Gerais, e faleceu em 02 de fevereiro de 1988, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Formou-se pela Faculdade Fluminense de Medicina, em 1943. Durante a graduação, trabalhou como técnico de laboratório do Hospital da Polícia Militar, em 1938, na cidade de Niterói. E, no ano seguinte, como auxiliar acadêmico (equivalente a estagiário) da Seção de Química do Instituto Vital Brazil.
Em 1943, Roched Seba ingressou no Instituto Oswaldo Cruz, no cargo de químico analista. Em 1944, retornou ao Instituto Vital Brazil, agora na chefia da Seção de Química. Na instituição ocupou diferentes cargos, incluindo diretor industrial, a partir de 1947, e de diretor científico, a partir de 1949, cargo que ocupou até seu falecimento.
Roched Seba foi professor titular na Faculdade de Medicina de Valença da Fundação D. André Arcoverde; no Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense e; na Faculdade de Medicina de Teresópolis. Trabalhou no Hospital Infantil Getúlio Vargas, entre os anos de 1959 e 1960; no Laboratório Central de Drogas e Medicamentos do Ministério da Saúde, entre 1960 e 1961; no Laboratório de ex-IAPI, de 1960 a 1968 e; como supervisor da linha de laboratórios do INPS, no Estado do Rio de Janeiro, entre 1964 a 1968.
No Instituto Vital Brazil, Roched Seba participou, na década de 1940, do grupo de pesquisa voltado para o desenvolvimento de um relaxante muscular a base de curare, para concorrer no mercado brasileiro com o produto norte-americano chamado Introcostrin. O projeto foi liderado pelo médico Oswaldo Vital Brazil (1912-2008) e resultou na formulação dos medicamentos: Kondrocurare, de uso humano, empregado como medicamento auxiliar no tratamento psiquiátrico e nos procedimentos cirúrgicos, e; o Contency, de uso veterinário, empregado na contenção de animais de grande porte – para evitar sua queda forçada e reações violentas – e no tratamento do tétano. Enquanto que na década de 1950, realizou estudos químicos e farmacológicos da reserpina, alcaloide extraído da planta Rauwolfia sellowii, utilizado no tratamento da hipertensão arterial.
Nos anos de 1970, Roched Seba coordenou uma série de estudos e ensaios voltados para o aprimoramento das técnicas de produção e para o desenvolvimento de novos soros e vacinas. Foi responsável pela produção, em 1971, do primeiro soro antilinfocitário, de aplicação via endovenosa, utilizado em transplantes de órgãos. Em 1973, produziu, em caráter experimental, o soro antilatrodéctico, para o tratamento de envenenamento causado pela aranha viúva-negra (Latrodectus mactans). Em 1974, produziu, pela primeira vez no mundo, a vacina bivalente contra meningite tipo AC – que se provou ser o único tipo de vacina capaz de combater a epidemia de meningite meningocócica enfrentada pela população brasileira naquele período – e, em 1975, produziu o primeiro soro antimeningocócico.
Por suas importantes contribuições à ciência e saúde pública, Roched Seba recebeu diversos prêmios e homenagens, dentre eles o Prêmio A.B.I.F, em 1969, com Menção Honrosa ao trabalho “Estudo comparativo de imunização anti-tetânica, com o uso do toxóide tetânico fluído e precipitado pelo alúmen” e; em 1978, ganhou o diploma e a medalha de Honra ao Mérito, no III Congresso de Farmácia e Bioquímica.
.
.
Trabalhos publicados na revista ‘Boletim do Instituto Vital Brazil’
MADRUGA, Milton; SEBA, Roched. A fermentação cítrica por Aspergillus niger. Boletim do Instituto Vital Brazil, n.25, p. 29-33, 1943.
VITAL BRAZIL, Oswaldo; SEBA, Roched; CAMPOS, João de Souza. Propriedades curarizantes dos alcaloides alcali-insoluveis metilados do Chondrodendron platyphyllum (St. Hil.) Miers. Boletim do Instituto Vital Brazil, n.26, p. 8-22, 1944.
VITAL BRAZIL, Oswaldo; SEBA, Roched A; CAMPOS, João Souza. Curare – obtenção e farmacologia do dimetil eter da metil bebeerina. Boletim do Instituto Vital Brazil, v.5, n.3, p. 79-96, 1945.
SEBA, Roched A; CAMPOS, João Souza; KUHLMANN, João Geraldo. Introdução ao estudo químico e farmacológico da Rauwolfia sellowii Müll-Arg. Boletim do Instituto Vital Brazil, v.5, n.5, p. 175-190, 1954.
CAMPOS, João Souza; SEBA, Roched A; PINTO, Osmar F. Algumas observações sôbre o emprêgo da Rauwolfia sellowii em psiquiatria. Boletim do Instituto Vital Brazil, v.5, n.5, p. 199-201, 1954.
.
.
REFERÊNCIAS
PENNA, Estefânia Quilma; MAIA, Fátima Maria M. (Orgs.). Documentos contam a história do Instituto Vital Brazil: 1919-2010. Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.
INSTITUTO VITAL BRAZIL. Roched Abib Seba: síntese biográfica. Niterói: Instituto Vital Brazil, [198-?].
VITAL BRAZIL, Oswaldo. Contribuição para a história da ciência no Brasil. Campanha, MG: Casa de Vital Brazil, 1989.
.
.