Por Livia da Silva Nascente|25 abr 2024
.
Oswaldo Vital Brazil, nono filho do médico Vital Brazil (1865-1950), nasceu em 02 de março de 1912, na cidade de São Paulo, e faleceu em 2008. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, em 1939. Ingressou no Instituto Vital Brazil, em 1936, enquanto ainda cursava medicina. Na instituição ocupou diferentes cargos, incluindo chefe da Seção de Soroterapia, a partir de 1942, e diretor científico, a partir 1945.
No Instituto Vital Brazil, a principal pesquisa realizada por Oswaldo Vital Brazil foi voltada para o desenvolvimento de um relaxante muscular a base de curare, para concorrer, no mercado brasileiro, com o produto norte-americano Introcostrin. Iniciada em 1941, a pesquisa contou com a colaboração de outros técnicos do Instituto Vital Brazil – os médicos Roched Seba e João Souza Campos e os médicos veterinários Luiz Tavares Macedo e Mário Xavier – e de outras instituições – João Geral Kuhlmann, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Luiz Emygdio de Mello Filho, do Museu Nacional; Antônio Patury, anestesistas e; Ugo Pinheiro Guimarães, da Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro.
Foram realizadas investigações para identificar plantas nativas do Brasil sul meridional que tivessem propriedades curarizantes, o que resultou na obtenção do derivado de bebeerina, composto orgânico extraído da planta do gênero Chondodendron platyphyllum. O que possibilitou a formulação de dois medicamentos: o Kondrocurare, de uso humano, empregado como medicamento auxiliar no tratamento psiquiátrico e nos procedimentos cirúrgicos, e; o Contency, de uso veterinário, empregado na contenção de animais de grande porte – para evitar sua queda forçada e reações violentas – e no tratamento do tétano.
Oswaldo Vital Brazil deixou o IVB, em 1949, para realizar curso de especialização no Instituto de Fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Buenos Aires. Ao retor para o Brasil, ingressou no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 1964, passou a lecionar na Faculdade de Ciências Biomédicas da Universidade de Campinas.
Oswaldo Vital Brazil, ao longo de sua vida, desempenhou um papel significativo como biógrafo de seu pai. Publicou diversos artigos em revistas e jornais, publicou livros e ministrou inúmeras palestras para perpetuar a memória dos importantes feitos científicos de Vital Brazil. Dentre as obras publicadas por Oswaldo Vital Brazil, vale destacar os livros Contribuição para a história da ciência no Brasil (1989) e Vital Brazil e o Instituto Butantan (1996).
.
.
Trabalhos publicados na revista ‘Boletim do Instituto Vital Brazil’
VITAL BRAZIL, Oswaldo; CAMPOS, João Souza; KUHLMANN, João Geraldo. Propriedades curarizantes em algumas Strychnos do Rio de Janeiro. Boletim do Instituto Vital Brazil, n.24, p. 27-34, 1942.
VITAL BRAZIL, Oswaldo. Sobre a obtenção de sôro aglutinante shiga com suspensões de bacilos mortos pelo álcool. Boletim do Instituto Vital Brazil, n.25, p. 11-12, 1943.
VITAL BRAZIL, Oswaldo; SEBA, Roched; CAMPOS, João de Souza. Propriedades curarizantes dos alcaloides alcali-insoluveis metilados do Chondrodendron platyphyllum (St. Hil.) Miers. Boletim do Instituto Vital Brazil, n.26, p. 8-22, 1944.
VITAL BRAZIL, Oswaldo. Sôbre a natureza da paralisia por veneno de Crotalus terrificus (Laur, 1768) – intoxicação crotalica e prostigmina. Boletim do Instituto Vital Brazil, v.5, n.1, p. 1-8, 1945.
VITAL BRAZIL, Oswaldo; SEBA, Roched A; CAMPOS, João Souza. Curare – obtenção e farmacologia do dimetil eter da metil bebeerina. Boletim do Instituto Vital Brazil, v.5, n.3, p. 79-96, 1945.
CAMPOS, João Souza; VITAL BRAZIL, Oswaldo. Curare – sobre o emprêgo do dimetil eter da metil bebeerina em clínica. Boletim do Instituto Vital Brazil, v.5, n.3, p. 97-114, 1945.
VITAL BRAZIL, Oswaldo. Sôbre a toxicidade das Strychnos do Amazonas: exame dos extratos preparados com algumas espécies hileianas. Boletim do Instituto Vital Brazil, v.5, n.4, p. 169-174, 1948.
.
.
REFERÊNCIAS
BRAZIL, Lael Vital. Vital Brazil Mineiro da Campanha: uma genealogia brasileira. Rio de Janeiro: [s.n.], 1996.
PENNA, Estefânia Quilma; MAIA, Fátima Maria M. (Orgs.). Documentos contam a história do Instituto Vital Brazil: 1919-2010. Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.
VITAL BRAZIL, Oswaldo. Contribuição para a história da ciência no Brasil. Campanha, MG: Casa de Vital Brazil, 1989.
.
.