Por Livia da Silva Nascente|25 abr 2024
.
Luiz Raymundo Tavares de Macedo nasceu no dia 22 de abril de 1912, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, e faleceu em 26 de novembro de 1980. Graduou-se, em 1935, pela Faculdade de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro. Em 1936, passou a ocupar a cadeira de professor de microbiologia e imunologia na Escola Fluminense de Medicina Veterinária. Ingressou no Instituto Vital Brazil, na década de 1940, no cargo de assistente da Divisão de Medicina Veterinária, vindo a assumir a chefia daquele setor, em 1945, sucedendo o médico veterinário Américo Braga (1899-1947). Luiz Tavares de Macedo, ao longo de sua trajetória profissional, também atuou em outras instituições, dentre elas: no Departamento de Veterinária da Prefeitura do Distrito Federal e no Instituto de Biologia Animal (do D.N.P.A.).
No Instituto Vital Brazil, Tavares de Macedo realizou estudos sobre a caracterização e tratamento de doenças animais. Participou do grupo de pesquisa voltado para o desenvolvimento de um relaxante muscular a base de curare, para concorrer no mercado brasileiro com o produto norte-americano chamado Introcostrin. O projeto foi liderado pelo médico Oswaldo Vital Brazil (1912-2008) e resultou na formulação dos medicamentos: Kondrocurare, de uso humano, empregado como medicamento auxiliar no tratamento psiquiátrico e nos procedimentos cirúrgicos, e; o Contency, de uso veterinário, empregado na contenção de animais de grande porte – para evitar sua queda forçada e reações violentas – e no tratamento do tétano.
Dentre as homenagens prestadas à Luiz Tavares de Macedo, uma das ruas do bairro de Icaraí, em Niterói, leva seu nome.
.
.
Trabalhos publicados na revista ‘Boletim do Instituto Vital Brazil’
MACEDO, Luiz Raymundo Tavares de. Ação da fenotiazina sôbre protozoários enterícolas de Meleagris gallopavo doméstica e Galus domesticus. Boletim do Instituto Vital Brazil, n.27, p. 47-57, 1944.
MACEDO, Luiz Raymundo Tavares de; XAVIER, Mario F. Curare e substâncias curarizantes: do dimetil eter da metil bebeerina em Medicina Veterinária. Boletim do Instituto Vital Brazil, v.5, n.3, p. 115-132, 1945.
MACEDO, Luiz Raymundo Tavares de. Técnica de administração do dimetileter da metilbebeerina, por via endovenosa, na curarização de equinos e bovinos. Boletim do Instituto Vital Brazil, v.5, n.4, p. 161-168, 1948.
.
.
Trabalhos publicados na revista ‘Biologia Médica’
TAVERES DE MACEDO, Luiz R. Profilaxia de um surto de pasteurelose em Meleagris gallopavo. Biologia Médica, v.7, n.15, p. 27-33, 1944.
MACEDO, Luiz R. Tavares de. Isolamento da Shigella gallinarum e notificação de um surto de tifo aviário no Estado do Rio. Biologia Médica, ano 9, v.3, n.4-5, p. 9-14, 1946.
.
.
REFERÊNCIAS
MORAES, Lincoln Gripp de. Escola Fluminense de Medicina Veterinária: breve histórico. Anais da Escola Fluminense de Medicina Veterinária, ano 1, p. 5-14, 1958.
VITAL BRAZIL, Oswaldo. Contribuição para a história da ciência no Brasil. Campanha, MG: Casa de Vital Brazil, 1989.
.
.