Por Livia da Silva Nascente|25 abr 2024
.
Dorival de Camargo Penteado nasceu no dia 15 de novembro de 1873, na cidade de Tatuí, São Paulo, e faleceu no dia 26 de março de 1942. Graduou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1899. Iniciou sua carreira na capital paulista, onde ocupou os cargos de médico legista e, posteriormente, de inspetor do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo. Em fevereiro de 1902, foi nomeado ajudante do médico Vital Brazil (1865-1950), no Instituto Butantan.
Em 1918, quando Vital Brazil decide sair do Instituto Butantan, após desentendimento com a direção do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo, Dorival de Camargo Penteado foi então convidado a sucedê-lo na direção do Instituto Butantan. Entretanto, além de declinar o convite, Dorival de Camargo Penteado – e outros funcionários – optou por também pedir exoneração do seu cargo no Instituto Butantan para acompanhar Vital Brazil em seu novo empreendimento.
Vital Brazil fundou, em 07 de julho de 1919, na cidade de Niterói (RJ), o Instituto Vital Brazil (IVB). Dorival de Camargo Penteado foi nomeado vice-diretor da instituição e, pela sua capacidade administrativa foi considerado, pelo próprio Vital Brazil, como um dos pilares de sustentação do Instituto. No período entre setembro de 1924 e setembro de 1927, Penteado assumiu interinamente a direção do IVB, momento em que Vital Brazil reassumira a direção do Instituto Butantan.
As atribuições de Penteado, no Instituto em Niterói, abrangiam a coordenação da produção de soros antidiftéricos e antitetânicos e a realização de exames clínicos para a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Em 1935, Dorival de Camargo Penteado pediu demissão do Instituto Vital Brazil, por divergências administrativas com os médicos Vital Brazil e Vital Brazil Filho.
.
.
Trabalhos publicados na revista ‘Archivos do Instituto Vital Brazil’
PENTEADO, Dorival de Camargo. Contribuição à sorotherapia anti-diphterica. Archivos do Instituto Vital Brazil, v.1, n.1, p. 3-20, 1923.
PENTEADO, Dorival de Camargo. Processo simples e rapido para coloração dos corpusculos de Negri, em cortes. Archivos do Instituto Vital Brazil, v.3, n.2, p. 131-132, 1925.
.
.
REFERÊNCIAS
BRAZIL, Lael Vital. Vital Brazil meu pai. São Paulo: PerSe, 2014.
BRAZIL, Vital. Dr. Dorival de Camargo Penteado. Boletim do Instituto Vital Brazil, n.24, p.3-4, 1942.
BRAZIL, Vital. Memória histórica do Instituto de Butantan. São Paulo: Elvino Pocai, 1941.
PENNA, Estefânia Quilma; MAIA, Fátima Maria M. (Orgs.). Documentos contam a história do Instituto Vital Brazil: 1919-2010. Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.
VITAL BRAZIL, Oswaldo. Contribuição para a história da ciência no Brasil. Campanha, MG: Casa de Vital Brazil, 1989.
.
.